domingo, janeiro 29, 2006

alfabetização

não digo para todos os dias nos levantarmos a agradecer o facto de sabermos ler e escrever, de termos acesso à cultura, de termos segurança na nossa vida... mas que, mesmo não fazendo isso, que pelo menos saibamos aquilo que somos, muito fruto da nossa sorte, e saibamos encarar os outros, as suas lutas, as suas conquistas e saibamos dar-lhes valor!
o mundo está tão desiquilibrado, e a balança está totalmente inclinada para este lado... não porque eu tenha lutado por isso alguma vez na minha vida, nem por um segundo, mas porque tive sorte :-s não faz sentido!
e deixa mesmo de fazer sentido quando achamos que somos mais que os outros, temos mais direitos que os outros e aquilo que temos são dados adquiridos e queremos é mais (e é o nosso entretem, o nosso objectivo, ter mais) o nosso objectivo não é equilibrar o mundo (mesmo que dê vontade de chorar ver crianças a morrer de fome do outro lado do mundo) mas a minha preocupação é ter o que comer amanhã e por isso tenho que trabalhar e já que tenho que trabalhar e trabalho tanto mereço viver bem e por isso trabalho um bocadinho mais, porque preciso de uma casa e de um carro porque quero-me casar e ter filhos e viajar e ser feliz...e se fizer isto e for honesto já fiz muito com a minha vida... ah! e está a dar na tv aquelas criancinhas a morrer de uma doença tão estúpida como é a malária que foi endémica em Portugal até aos anos 50! é verdade! o mundo é injusto! bem, paciência, vou mas é dar graças que nasci deste lado e tive sorte e continuar com a minha vidinha!
mas impressionava-me em Londres todos os dias lá nas urgências ter pessoas que se tentavam suicidar, os sem abrigo lúcidos e numa degradação tal (numa cidade de tantas oportunidades e ajudas)... na Guiné não vi sem abrigo :-s devem existir, suponho, mas não os vi, e não andei propriamente escondida... não faz sentido!
será que o umbiguismo das pessoas as leva à loucura? será que virarmo-nos para fora, darmos aquilo que temos (a nossa vida, algum do nosso conforto) nos equilibra e nos daria um pouco mais?
porra! porque é que somos tão egoista com algo que ainda por cima nem sequer conquistamos?! é tão dificil não o ser! é impressionante! está tudo feito para que o sejamos! nós fazemos a sociedade e a sociedade arranja esta forma de se proteger... se formos todos iguais e sonharmos todos com as mesmas c0isas seremos pessoas felizes nas nossas redomas... só temos um problema para nos chatear a nossa harmonia: os loucos, os pobres, os emigrantes desadaptados, e a tv! que cena! :-s